sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Hipocrisia do Dia do Sexo

As pessoas, especialmente brasileiros, gostam mt de levar tudo na brincadeira, especialmente quando tem a ver com sexo. O Dia do Sexo foi mais uma.


Tudo bem que eu imagino que isso tenha sido só uma jogada comercial de um grupo qualquer.. mas a idéia de ter um dia celebrando o sexo deveria ser uma coisa diferente do que é.

A maioria das pessoas simplesmente trata o dia do sexo como uma brincadeira; postam coisas nos seus facebooks, fazem listinhas e piadinhas em blogs, mas, na real na real mesmo, ninguém faz nada demais nesse dia. No máximo casais, ou seja, gente comprometida, faz isso com seus parceiros (o que geralmente não precisa de uma data especial pra acontecer). Ou seja, no final, serve prum monte de pessoas com o nível médio de moralismo da nossa sociedade hipócrita fazer graça ou fingir que é mt "sacana" - mas, na real, a sexualidade de todo mundo continua igual a como seria se o dia não existisse.

O que eu acho q as pessoas deveriam fazer? realizar fantasias, tentar coisas novas, encontrar aquel@s amig@s/conhecid@s distantes e convidar pruma farrinha a dois ou a três, organizar uma orgia, sei lá! Alguma coisa! Proponho que as pessoas deveriam usar esse dia como pretexto pra exercer mais e melhor a sua sexualidade, encontrar outras pessoas que tenham desejos em comum, criar contatos, laços e experiências que durem ou não. Falta muita liberdade sexual nesse mundo, especialmente no Brasil, por incrível que pareça.



E não, isso não é por que eu não arrumei ninguém pra fazer sexo no dia, apesar de realmente não ter conseguido. Isso é por que eu resolvi refletir sobre o significado da coisa, ao contrário de simplesmente imitar e/ou rir. Adimito, inclusive, que não fiz por onde fazer qualquer coisa diferente no dia do sexo; ou seja, essa crítica também se aplica a mim. Pois fica aqui a promessa de organizar alguma coisa no ano que vem.

Aliás, dia do sexo é só uma circunstância. Já tento viver uma sexualidade mais livre no cotidiano, afinal, sexualidade livre não tem que ser um dia só no ano; mas como a  maioria das pessoas não faz isso, aproveitar o dia pras pessoas efetivamente se sentirem mais à vontade pra fazerem essas coisas é uma boa opção.

Mesmo assim, sem ilusões: sexualidade livre só vem com luta social de mulheres, polis e LGBT; e com uma sociedade nova.

3 comentários:

  1. Meu caro... eu até tento, apesar dos bloqueios que a cultura/criação, ser uma pessoa mais aberta... nos pensamentos, nas experiências... Mas exige um esforço grande, sabia? Vejo as pessoas ainda mais jovens que eu (27) com uns pensamentos tão ou mais retrógrados que meus pais... Fico sem entender. É um povo ciumento, possessivo, preconceituoso... fechados até mesmo pra falar sobre o assunto.

    Eu inicio um tópico sobre RA, por exemplo, e antes de eu terminar a sentença o povo diz: "NÃÃÃO".

    Complicado!

    JuDolores

    ResponderExcluir
  2. Pow, Ju, eu entendo razoavelmente (com as diferenças de lugar e gênero) a sensação de estar meio sozinho num mar de conservadorismo... na verdade, até bem pouco tempo eu não tinha nenhum grupo de pessoas (como referência, por que ainda não estou inserido nesse grupo :P) que tivesse concepções sexuais e/ou afetivas mais amplas... E, de fato, tem uma onda conservadora rolando, especialmente nas gerações mais jovens (especialmente da minha pra frente).. na verdade, a maioria das pessoas libertárias de fato que eu conheci são mais velhas, de entre finais de 20 e início de 40. Tem até alguns estudos que indicam isso. Mas o foda é que, mesmo nesse pessoal, a monogamia, por exemplo, ainda é um grande tabu. Acho que se perceber em papéis sociais (mais velho, trabalhando, pai/mãe, cônjuge) faz as pessoas meio que passarem a achar que têm que ser aquelas coisas, como se o que elas são há anos simplesmente deixasse de ser o que eles devem ser. Precisamos de uma mudança coletiva... daí a última frase do post!
    Apesar disso tudo, ainda é uma questão de onde procurar tb.
    De qualquer forma, se vc tenta avançar, vc jah tah dando grandes passos! Muitas vezes é difícil, mesmo, vc tah certa; mas se apesar das complicações, se tenta e se reconhece as limitações, já tá ótimo pra caralho! :D

    ResponderExcluir
  3. Concordo muito com a sua crítica. Me lembrou o mês da masturbação, que também nasceu como jogada de marketing - o dia do sexo é campanha da olla - nos EUA, mas considero uma campanha bem legal. Além de ter começado como um protesto, a campanha é uma iniciativa pra que a masturbação deixe de ser um tabu e pra que as pessoas explorem mais a própria sexualidade. Inspirado nisso, eu fiz este ano e ano passado uma social cujo tema era masturbação e deu muito certo.

    Mas nem tudo no dia do sexo são piadinhas vazias. Acontece há uns 3 anos a Foxx Rock (aliás, ela nasceu pra comemorar esse dia) numa casa de swing aqui em Copacabana. O que ela tem de especial? Preços menores, música diferente, ñ é exclusiva pra casais e é divulgada pra pessoas diferentes e em lugares diferentes, isso tudo faz com que o público seja bem mais novo, composto por pessoas que não frequentam esse ambiente normalmente. E a gente aproveita...

    Enfim... Acho muito justo que haja uma comemoração mais construtiva do Dia do Sexo e eu mesmo faria uma se não fosse público cativo dessa Foxx. Só achei algumas sugestões q vc deu meio radicais. Claro q elas são ótimas sugestões, mas são válidas pra você (e pra mim). Mas isso pq a gente já superou várias barreiras. Penso q, pras pessoas "normais", o ideal seria comemorar o dia do sexo realizando alguma fantasia, vendo filme pornô c/ os amigos ou pelo menos indo ao bar pra falar exclusivamente sobre o assunto. Isso talvez ajudasse a abrir a mente deles sem forçar a barra.

    ResponderExcluir